Coordenador : Martha de Mello Ribeiro
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 396316.2206.83734.13072023
Departamento/Setor: GAT
Área Temática : Cultura
Tipo: Projeto
Publico Alvo : artistas, pesquisadores e todos que estejam interessados em um novo futuro mais plural, com mais troca e diálogo, onde todos os corpos sejam respeitados.
Local de atuação: Plataforma virtual - meet
Objetivo
A Cooperação entre as pesquisadoras Profa. Dra. Ileana Diéguez e Profa. Dra. Martha Ribeiro, da Universidade Autônoma Metropolitana, Campus Cuajimalpa e da Universidade Federal Fluminense, respectivamente, busca contribuir de forma eficaz para os objetivos propostos no projeto, desenvolvendo um trabalho de curadoria que possa apresentar um impacto positivo para a implementação e desenvolvimento da plataforma Cenários dos Sul. Pensar a arte latino-americana no cruzamento com as teses feministas, cuir, transfeminismos, para além da forma e da estética, em seu modo impertinente e menos disciplinado, recuperando sua dimensão politica, plural, de um fazer coletivo da história - reflexões que as pesquisadoras intentam desenvolver junto aos seus convidados na plataforma Cenários do Sul.
Resumo
Conversas de Laboratório com a América Latina: Cenários do SUL Projeto Internacional transdisciplinar de pesquisa, ensino e extensão do campo das artes vinculado ao Programa de Pós Graduação em estudos Contemporâneos das Artes, da Universidade Federal Fluminense, Brasil com Cooperação da Universidade Autônoma Metropolitana, Unidade Cuajimalpa, México. Com Curadoria e Mediação das docentes: Profa. Dra. Ileana Diéguez: Professora-pesquisadora da Universidade Autônoma Metropolitana, campus Cuajimalpa, México. Membro do Sistema Nacional de Pesquisadores - CONACYT Profa. Dra. Martha Ribeiro: Professora-pesquisadora da Universidade Federal Fluminense - Programa de Pós-Graduação em Estudos Contemporâneos das Artes (PPGCA)